Home

Brasil encara clássico serrano diante do Esportivo, em Bento Gonçalves, com chance de classificação antecipada às quartas de final da Segundona Gaúcha


A penúltima rodada da fase classificatória da Segundona teve três dos quatro jogos do Grupo B disputados neste feriado de 1º de Maio, mas eles pouco alteraram a situação de Brasil e Esportivo (veja na tabela acima), que duelam nesta terça à noite, na Montanha dos Vinhedos, em confronto direto por uma das vagas nas quartas de final da competição estadual. Na verdade, a rodada recolocou o Lajeadense na briga com a dupla serrana pelas duas últimas vagas na fase eliminatória, que já tem o São Luiz e o Glória garantidos de maneira antecipada.  
O Glória perdeu a liderança e a invencibilidade ao ser derrotado pelo São Luiz, em Vacaria, por 3 a 1. O time de Ijuí já havia vencido os confrontos na Serra contra o Esportivo, em Bento, e o Brasil, em Farroupilha, e assumiu a liderança isolada do Grupo B, com seis vitória consecutivas, ou seja, todo o returno. O Lajeadense, que podia obter a vaga de maneira antecipada, ficou no 0 a 0 com o Tupi, em Crissiumal. A equipe de Lajeado ainda tem boas chances de obter a vaga, mas pode perder sua posição na tabela e, na pior das hipóteses, ser eliminado. Por fim, o União venceu o Panambi, em casa, por 1 a 0. O resultado rebaixou o derrotado e garantiu o Tupi na Segundona em 2018.
Fechando a rodada, o grande clássico serrano será disputado nesta terça, logo mais, às 20h30min, na Montanha dos Vinhedos. O Brasil, 4º colocado, com 20 pontos, garante classificação antecipada em caso de vitória sobre o tradicional rival e deixa a vaga muito bem encaminhada com um empate. Se perder, o time farroupilhense necessitaria de triunfo na última rodada, diante do já eliminado União, nas Castanheiras, e de pelo menos um dos dois resultados: que o Esportivo não vença o São Luiz em Ijuí ou que o Lajeadense não vença o Glória em Lajeado.
O Esportivo, 5º colocado, com 18 pontos, necessita da vitória para permanecer com chances e decidir tudo na última rodada. Um empate deixa o time bento-gonçalvense em situação delicada na rodada decisiva, necessitando de vitória em Ijuí e de pelo menos um dos dois resultados: derrota do Lajeadense para o Glória em Lajeado ou derrota do Brasil para o União, em Farroupilha, já que o empate em pontos favoreceriam os times de Lajeado e Farroupilha, pois, nesta simulação, teriam uma vitória a mais que o time de Bento. Se for derrotado, o Esportivo estará eliminado, podendo no máximo chegar à pontuação do Lajeadense, mas não no número de vitórias.
A rodada de encerramento da fase classificatória da Segundona Gaúcha, por conta da final do Gauchão entre Novo Hamburgo e Internacional, foi toda antecipada para o sábado à tarde, às 16h. O Brasil recebe o União nas Castanheiras, em Farroupilha; o Lajeadense o Glória na Arena Alviazul, em Lajeado; o São Luiz encara o Esportivo, no 19 de Outubro, em Ijuí; e apenas para cumprir tabela, o Panambi enfrenta o Tupi, no João Marimon Jr, em Panambi.