Farroupilha, RS, Brasil

28.03.2024

Gurias rubro-verdes perdem para as coelhas e ficam em situação delicada na A2

24 Mai 2021

O Brasil Feminino encarou, neste domingo à tarde, o América-MG, no Sesc Alterosas, em Belo Horizonte. O confronto, como se imaginava, foi bem truncado muito por conta da necessidade dos dois times. As gurias rubro-verdes amargaram um empate sofrido no último minuto diante da Ponte Preta, em Campinas, já as coelhas foram derrotadas pelo Vasco da Gama, em Nova Iguaçu.
O time farroupilhense não contou com a atacante Greyce, que ficou de fora do duelo por conta de uma lesão no tornozelo. Marina entrou em seu lugar, mas o esquema 4-3-3, que foi pouco efetivo na estreia, foi desfeito, dando lugar ao 4-4-2, com Fran Gaúcha, outra que havia ingressado bem contra a Ponte, inclusive fazendo o gol farroupilhense. Com um meio mais povoado, o Brasil não ficou tão exposto.
A primeira chance foi americana. A volante Leka lançou a atacante Carol que chutou cruzado, aos 10 minutos, levando perigo ao gol de Bina. O Brasil respondeu aos 15 minutos. Letícia lançou Marina que, de cabeça, acionou Rhayssa que foi atropelada na entrada da área, falta ignorada pelo árbitro Michel Guimarães. A partida seguia bem embolada no meio campo, isso até os 27 minutos, quando o América construiu boa jogada e abriu o marcador.
A lateral Sabrina cruzou para a entrada da área, Carol escorou e Serrana entrou por trás da zaga e só deslocou Bina para abrir o marcador aos 27 minutos. América 1 a 0. O gol deixou as mandantes mais à vontade, mas sem condições de construir ou levar perigo à meta farroupilhense. Fran Gaúcha, Bruninha e Luana (dupla na foto acima, de Mourão Panda/América-MG) não encontravam espaços já que a zaga do América subia as linhas e dobrava a marcação no trio de criação, o que impedia que Marina e Rhayssa fossem acionadas.
Aos 40 minutos, em cobrança de falta ensaiada. A volante Leka acionou Serrana à frente e o placar não foi ampliado graças à Bina, que fez uma saída precisa de gol. Aos 42, Serrana acionou Lilian e o cruzamento teve o corte preciso da zagueira Cíntia, com nova e segura atuação. Aos 44, Leka, a guria das bolas paradas do América, cobrou um escanteio que foi ao segundo pau e Dilene, livre, errou o cabeceio. A pressão final foi forte, mas o Brasil soube suportar e foi para o intervalo com desvantagem mínima.
No retorno para a etapa final, o técnico Guilherme Lange fez duas alterações no time rubro-verde. Pendurada com cartão amarelo, a lateral direita Fran Barbosa saiu para o ingresso de Tai, e a meia Bruninha também deixou o campo, dando lugar para a centroavante Pâmela. Mas a troca que deu resultado foi a do América. Jéssica Beiral, que havia entrado na posição de Lilian, precisou de menos de um minuto para ampliar a vantagem das coelhas.
O lance foi parecido com o gol inaugural. Após lançamento, Serrana acionou Beiral de cabeça, a zagueira Cíntia não conseguiu fazer o corte e a atacante não teve trabalho para deslocar Bina e fazer o 2 a 0. A vantagem deu mais segurança para as mineiras. O Brasil deu o primeiro chute a gol aos 4 minutos, com Pâmela, mas sem levar trabalho à goleira Deka. Com um time mais forte fisicamente, o América começava a dominar as ações, mas as investidas ofensivas paravam na zagueira Letícia, de atuação segura como de costume.
Aos 10 minutos, Guilherme fez mais duas trocas. A volante Sara deu lugar a Thayná e a lateral esquerda Yasmin deixou o gramado para o ingresso de Adri. Com o placar em vantagem, a técnica Nádima Skeff manteve o time mais posicionado e sem dar muitos espaços à equipe farroupilhense. Marina, quando vinha buscar o jogo, tinha a marcação dobrada. O mesmo acontecia com Fran Gaúcha e Luana, que não tinham descanso com as constantes dobras. O time ficava pouco com a bola e o desgaste aumentava.
O América passou a cadenciar o jogo e o Brasil não teve forças para buscar uma reação. Numa rara oportunidade, a meia Fran Gaúcha antecipou uma saída de bola e tocou para a meia Luana, que chutou para defesa da goleira Deka, aos 36 minutos, mas foi só. As coelhas encaixaram a marcação e não permitiram qualquer ação ofensiva da equipe farroupilhense. No final, Guilherme fez ainda mais duas trocas. Na zaga, de Letícia por Isa. E no meio, com a saída de Luana para a o ingresso da meia atacante Bianca.
Aos 47, a atacante Giovana ganhou a dividida de Cíntia, ganhou na corrida de Isa e não transformou o placar em goleada graças à Bina, que fez ótima saída. Aos 49, Keké entrou na área e Marina acabou cometendo pênalti. Jéssica Beiral bateu forte e Bina foi gigante. Coroando uma atuação muito segura, ela defendeu a penalidade e evitou que a vitória do América-MG se transformasse em goleada. O placar final ficou mesmo no 2 a 0 para as mineiras.
Com o resultado, o Brasil divide a lanterna do Grupo F com a Chapecoense, que ficou no empate em 1 a 1, em casa, na Arena Condá, em Chapecó, contra a Ponte Preta. Nesta segunda acontece o confronto de líderes entre Athletico e Vasco da Gama, no CT do Caju, em Curitiba. Paranaenses e cruz-maltinas estão com 3 pontos junto com o América-MG. A Ponte Preta chegou a 2 pontos e o Brasil e a Chape tem apenas 1. Na próxima rodada, domingo, às 15h, as gurias rubro-verdes fazem finalmente a estreia em casa, nas Castanheiras, quando recebem o Athletico. A rodada intermediária ainda tem o duelo entre Ponte e América, em Campinas, e Vasco x Chape, em Nova Iguaçu.

Brasileirão Série A2 (2ª rodada do Grupo F)
América-MG   2

Deka; Sabrina (Keké), Mayara, Brenda e Dani Peré; Ingrid, Leka (Raiane Pires, aos 12 do 2º), Lilian (Jéssica Beiral, intervalo), Serrana; Carol (Giovana, aos 26 do 2º) e Dilene (Carol Mineira, aos 26 do 2º)
Técnica: Nádima Skeff
Brasil   0
Bina; Fran Barbosa (Tai, intervalo), Cíntia, Letícia (Isa, aos 43 do 2º) e Yasmin (Adri, aos 10 do 2º); Sara (Thayná, aos 10 do 2º), Fran Gaúcha, Bruninha (Pâmela, intervalo) e Luana (Bianca, aos 43 do 2º); Marina e Rhayssa
Técnico: Guilherme Lange
Gols: Serrana, aos 27 do 1º tempo, e Jéssica Beiral, a 1 do 2º tempo para o América-MG
Cartões amarelos: Fran Barbosa (Brasil), Dani Peré, Jéssica Beiral e Giovana (América-MG)
Arbitragem: Michel Guimarães, auxiliado por Caroline Silva e Gláucia Paula
Local: Sesc Alterosas, em Belo Horizonte
Data: Domingo, dia 23 de maio de 2021

Imagem do autor
Ramon Cardoso

Posts Relacionados