Farroupilha, RS, Brasil

20.04.2024

Projeto RodaMoinho Cultural é contemplado pela Aldir Blanc

24 Fev 2021

Proposto pela Associação Cultural Moinho Covolan, o projeto RodaMoinho conquistou, nesta semana, o 1º lugar na Serra e figurou entre os que tiveram avaliação mais alta do Rio Grande do Sul entre mais de 6 mil propostas cadastradas no edital “Criação e Formação: Diversidade das Culturas”, da lei federal Aldir Blanc, desenvolvida em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado e Fundação Marcopolo.

O RodaMoinho propõe um conjunto de ações culturais integradas a partir da edificação histórica e reforça a luta da Associação pela preservação do sítio urbano, fora o fato da entidade mostrar que está habilitada a liderar e empreender parcerias e projetos duradouros de captação de recursos para viabilizar a preservação do Moinho e resolver questões patrimoniais e financeiras que ameaçam o prédio (foto ao lado, de Ramon Cardoso/Jornal Informante).
Contemplado na categoria de R$ 50 mil, a iniciativa trabalha com diversas ações culturais com ênfase na criação e formação, além da mobilização para salvamento do Moinho, nas áreas de Museologia (memória, patrimônio e arquitetura), Literatura, Música, Fotografia, Teatro, Artes Gráficas e Audiovisual, fomentando a economia criativa, altamente impactada pela pandemia, ao mesmo tempo em que fortalece a memória e a luta pela preservação do patrimônio histórico que está ameaçado.
A conquista ganha um valor e peso ainda mais significativos já que uma 2ª rodada do leilão do prédio acontece nesta quinta. Na 1ª, não houve propostas pela aquisição da edificação, que também está envolta em um processo de tombamento. Veja mais no Inside da Edição 677 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta.  

Imagem do autor
Ramon Cardoso

Posts Relacionados