Farroupilha, RS, Brasil

18.05.2024

Estado, enfim, efetiva aquisição de 10 leitos de UTI do São Carlos

04 Ago 2020

Na live de segunda, quando anunciou o mapa definitivo do modelo de distanciamento controlado para esta semana, o governador Eduardo Leite anunciou a aquisição, por parte do Estado, de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, entre eles, os 10 do Hospital Beneficente São Carlos (HBSC), que haviam sido destinados por meio de recursos do Ministério Público (MP) e estavam nos cofres estaduais desde o início de abril.
O gestor estadual comunicou que o preço, no primeiro certame licitatório, havia ficado com preço 100% superior ao valor de mercado e sem garantia de entrega no prazo que o Palácio Piratini julgava necessário, o que fez o governo recuar. No segundo pregão, para equipar 230 novos leitos de UTI, as propostas apresentadas ficaram abaixo do preço de cotação, entre eles os 10 leitos do São Carlos (foto acima, do Arquivo do Jornal Informante).
Na disputa pelo fornecimento dos ventiladores pulmonares, quatro empresas estiveram participando da disputa e a proposta vencedora, da Leistung Equipamentos, apresentou valor final de R$ 55 mil por unidade. No caso dos monitores multiparâmetro, foram seis os concorrentes e a melhor proposta, da Alfa Med Sistemas Médicos, foi a que ofereceu um valor de R$ 19,2 mil por unidade.
O termo de homologação dos resultados foi publicado na segunda e agora está aberto o prazo para eventuais recursos. Caso eles não sejam aceitos, o certame passa a ser encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde (SES), que coordenou o processo, para a contratação e entrega dos equipamentos, que deve ocorrer em poucos dias, dada a urgência solicitada no processo.
Com eles, o São Carlos passará a contar com 30 leitos de UTI, ou seja, triplicará sua capacidade desde o início da pandemia, quando contava com 10. O aumento da oferta de leitos é fundamental também para levar em consideração a capacidade de resposta do município a eventual demanda gerada pela pandemia. Com o acréscimo as chances de um retorno à bandeira vermelha, por exemplo, são reduzidas. Veja mais sobre a pauta na Editoria de Economia da Edição 649 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta.

Imagem do autor
Ramon Cardoso

Posts Relacionados