Farroupilha, RS, Brasil

18.05.2024

São Carlos habilita mais dois leitos de UTI e chega a 20

11 Jul 2020

Com a chegada dos cinco respiradores, que vieram da Alemanha e que foram adquiridos em campanha realizada na comunidade, que equipou cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Hospital Beneficente São Carlos (foto acima, do Arquivo Jornal Informante) aumentou sua capacidade de resposta à pandemia, incrementando o número de leitos de UTI, que saltaram de 18 para 20.
Superintendente da instituição hospitalar, Janete Toigo explicou que há necessidade de alguns respiradores ficaram de reserva para eventuais problemas naqueles que estão sendo utilizados no momento. Com a chegada dos cinco novos, houve a possibilidade de, em tempo recorde, o São Carlos habilitar mais dois leitos de UTI junto ao Ministério da Saúde.
Neste sábado à tarde, apenas sete dos 20 leitos estavam ocupados, ou seja, metade dos que apresentavam ocupação na quinta e sexta. Não há mais um paciente sequer internado na UTI do São Carlos por outras doenças além das respiratórias. São seis pacientes de covid-19 e um suspeito de covid ou com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que deixa a ocupação da Unidade com apenas 35% e com 13 leitos vagos.
A instituição hospitalar farroupilhense aguarda, há mais de 100 dias, a instalação de 10 leitos de UTI por parte do Estado, a partir dos recursos recebidos do Ministério Público (MP) através de multas. Se os leitos tivessem sido adquiridos pelo governo estadual, o São Carlos contaria com 30 na UTI, o que fatalmente contribuiria para deixar a Serra na bandeira laranja.

Imagem do autor
Ramon Cardoso

Posts Relacionados