Farroupilha, RS, Brasil

19.05.2024

A professora Rafaela e seu amor incondicional à Matemática

02 Set 2020

Dizem que ensinar é um dom e que o professor, via de regra, já nasce vocacionado à nobre missão de repassar conhecimento. No caminho também não faltam exemplos para trilhar essa caminhada. Essa, de certa forma, é a história da dedicada professora Rafaela Fabro (foto acima, do Studio Dal Monte), que se destaca pela forma peculiar que ministra aulas de Matemática, e que teve seu trabalho ainda mais reconhecido e valorizado nas redes sociais nestes tempos de pandemia.
Licenciada em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), é especialista em Matemática Aplicada e Computacional e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição e também especialista em Educação Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Lecionando no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (5º ao 9º ano e 1º ano do Ensino Médio) e no Colégio Estadual Farroupilha (Ensino Médio), Rafaela aposta na gamificação (jogos) para despertar o interesse dos estudantes e, com isso, tornar a disciplina (odiada pela grande maioria) mais acessível.
“A paixão pela Matemática deve partir do professor, e quem é meu aluno identifica isso diariamente. Temos um grande desafio como professores, de tornar nossas aulas tão atraentes como o celular. Não é fácil e nem sempre é possível. Para aprender Matemática, muitas vezes é necessário ‘baixar a cabeça e fazer exercícios’, mas também inovar, buscar mostrar a aplicação do conteúdo sempre que possível, utilizando diferentes metodologias, pode motivar os alunos, mesmo se não tiverem tanta facilidade com a disciplina”, acredita a docente. Confira mais na Matéria Especial da Edição 653 do Jornal Informante, que circula nesta sexta.

 

 

Imagem do autor
Ramon Cardoso

Posts Relacionados