Farroupilha, RS, Brasil

19.05.2024

Cresol Farroupilha entrega primeiro maquinário financiado pela cooperativa

05 Jun 2020

Antes mesmo de inaugurar no município, a Cresol Farroupilha já mostra que estará ao lado da comunidade e, em especial, do Setor Primário. Ainda em maio, a cooperativa fez a entrega do primeiro maquinário financiado por meio da linha de crédito Pronaf Mais Alimento, neste que já é o segundo financiamento realizado pela agência.
O trator da marca Antônio Carraro, modelo Tigrone, foi realizada pelo cooperado Felix Bettoni, que trabalha com fruticultura (foto acima, de Divulgação/Cresol Farroupilha, com o agroempresário, o vendedor da Tramontini Máquinas, Luciano Wagner, e o gerente da carteira Agro, Flávio Noal). O programa de crédito rural é destinado aos agricultores e produtores familiares para a implantação, ampliação ou modernização da estrutura das atividades produtivas, por meio da aquisição de máquinas agrícolas, equipamentos e implementos.
Gerente da carteira Agro da Cresol Farroupilha, Flávio Noal reforçou que as primeiras operações realizadas pela cooperativa de crédito na cidade ficarão marcadas de forma especial na trajetória da agência. O gerente também destacou a importância dos mais de 30 associados que já integram a cooperativa na região, sendo que Farroupilha é o primeiro município a receber a instituição financeira, sediada em Erechim, na Serra Gaúcha.
“São parceiros que já conhecem e acreditam na Cresol, que sabem que nossa cooperativa está aqui para ajudar no desenvolvimento dos seus negócios. Esse cooperado em especial viu na Cresol uma importante chance de ampliar a sua capacidade de produção”, comentou Flávio. Se o negócio foi simbólico do ingresso da Cresol na Serra, não foi menos representativo para os produtores rurais Djanira e Felix Bettoni, já que a aquisição vai contribuir com o desenvolvimento da propriedade, que atua com as culturas da ameixa, pêssego e uva.
“Ele vai facilitar que a gente trabalhe onde antes era difícil de chegar, e sem danificar nossa colheita, como embaixo das parreiras”, explica Djanira. Antes do financiamento do maquinário, a Cresol Farroupilha também realizou a liberação de crédito para a implantação de um projeto de energia fotovoltaica, que é motivo de satisfação e orgulho para Márcia Fardin, gerente de Pessoa Física e Jurídica da agência.
“Já somamos dois financiamentos mesmo sem a abertura oficial da Cresol em Farroupilha e isso nos dá um impulso para consolidarmos a cooperativa na Serra rapidamente”, projetou. Adquirido pelo empresário Divo Dal Bem, proprietário de uma empresa que produz comidas congeladas, o sistema de energia fotovoltaica opera há cerca de um mês e já gera resultados positivos para a empresa.
“Controlamos pelo celular o consumo de energia e já dá pra perceber que o custo vai baixar. É um bom investimento e feito com confiança”, declarou o empresário, que estima que a economia possa chegar a 35%. Além dos financiamentos, a Cresol farroupilhense segue realizando a abertura de contas, contrato de seguros e demais operações disponíveis na carteira de serviços da cooperativa.
A agência, que está localizada na Júlio de Castilhos, 1.240, no Centro, inaugura no próximo dia 19, e pretende disponibilizar à Serra um novo tipo de crédito, favorecendo o desenvolvimento regional de forma sustentável e solidária. Além de Farroupilha, a Cresol abrirá pontos de atendimento em Caxias do Sul, Flores da Cunha e São Marcos, assinalando definitivamente sua inserção dentro do cooperativismo na região.

Imagem do autor
Ramon Cardoso

Posts Relacionados