Farroupilha, RS, Brasil

19.05.2024

Farroupilha registra 474 demissões no primeiro quadrimestre

30 Mai 2020

O estudo do Observatório do Trabalho, feito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mostra um resultado preocupante na economia, como já era de se esperar diante do período de quarentena adotado, inicialmente pelo município e, mais tarde, pelo Estado. Do início de janeiro até o final de abril, a cidade registrou 474 postos de trabalho fechados, o pior indicador da série histórica.
O ano de 2020 tinha começado de maneira promissora para o município, com abertura de 520 postos de trabalho nos meses de janeiro (158) e fevereiro (352), período em que habitualmente não há contratações. A partir de março, com o início da pandemia (foto acima, do Arquivo do Jornal Informante, com as lojas do Calçadão da Júlio de Castilhos fechadas), as demissões engoliram as admissões. Foram 138 encerramento de contratos de trabalho em março e impressionantes 856 demissões em abril, o que resulta no saldo negativo de 474 desempregados no primeiro quadrimestre.
O número representa quase 2% de fechamento de postos de trabalho no município, que abriu o ano com 23.948 empregos formais e finalizou abril com 23.474, uma retração de 1,98%. Ações do governo federal, como a suspensão dos contratos de trabalho por determinado período amenizaram um pouco a queda, mas com a extensão da pandemia é bem provável que maio venha a registrar também um número elevado de demissões na cidade.
Coordenado pela professora Lodonha Portela Coimbra Soares, o estudo traz um levantamento dos municípios em que a UCS tem abrangência. Das cidades analisadas, apenas Vacaria (especialmente por conta da safra de maçã) e Carlos Barbosa registraram saldo positivo. Os demais municípios registraram perda de empregos (veja abaixo). A análise realizada é baseada em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. Veja uma análise completa do estudo na Matéria Especial da Edição 640 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta.

Estudo Observatório do Trabalho
Municípios de abrangência da UCS
Saldo de empregos de janeiro a abril

Vacaria                                   1.253
Carlos Barbosa                      229
São Sebastião do Caí            -27
Flores da Cunha                    -46
Garibaldi                                 -118
Veranópolis                            -126
Nova Prata                             -157
Guaporé                                 -240
Farroupilha                    -474
Bento Gonçalves                   -477
Canela                                    -491
Torres                                     -972
Caxias do Sul                         -3.136

 

Imagem do autor
Ramon Cardoso

Posts Relacionados