Farroupilha, RS, Brasil

19.05.2024

Lia e sua jornada no Banco Mundial de Sementes

26 Fev 2020

Na terça, com uma temperatura amena, que registrava -25ºC, a farroupilhense Rosa Lia Barbieri recebeu, das mãos da primeira ministra da Noruega, Erna Solberg, certificado por integrar o Comitê Consultivo que valida o Banco Mundial de Sementes, o Advisory Panel. A pesquisadora é a primeira mulher da América Latina a integrar o grupo e permanece no posto por dois anos.
Lia (na foto acima, com Asmund Asdal, o coordenador do Banco Mundial de Sementes, e abaixo, à direita, com os colegas de Comitê Consultivo) representou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde trabalha desde 2002, o Brasil e as Américas no evento. Nesta oportunidade, o País enviou ao Banco cerca de 3,5 mil sementes e participou da cerimônia em que 30 instituições de pesquisa, de todo o mundo, estiveram presentes. Essa é a segunda remessa feita pelo Brasil, que já havia enviado sementes em 2012. 
Localizado em Longyearbyen, no arquipélago de Svalbard, incrustado no Círculo Polar Ártico em meio a uma montanha de neve, o Banco Mundial de Sementes é um bunker destinado a preservar a diversidade das espécies de plantas com importância para a alimentação e a agricultura no mundo. Inaugurado há 12 anos, ele conta com sementes de 200 Países e possui capacidade de armazenar até 4,5 milhões de amostras. Veja mais sobre a viagem da pesquisadora farroupilhense na Editoria de Cidade da Edição 627 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta. 

Imagem do autor
Ramon Cardoso

Posts Relacionados