Farroupilha, RS, Brasil

17.05.2024

Recurso da Serra é aceito e região volta à bandeira laranja

17 Ago 2020

No mapa definitivo do modelo de distanciamento controlado, que foi divulgado no final da tarde desta segunda, pelo governador Eduardo Leite, o recurso da Serra, feito pelo Observatório Regional de Saúde, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), para a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), acabou aceito pelo governo do Estado, fazendo com que a região regressasse à bandeira laranja, que vigora, pelo menos, até a próxima segunda.
Como já está valendo a gestão compartilhada, a Amesne também havia ingressado com uma proposta, mas que não acabou considerada levando em conta a classificação menos restritiva para a Serra. Além da região, a de Erechim, da mesma forma, migrou da bandeira vermelha para a laranja, fazendo com que o número saltasse para sete na condição. Em relação às demais 19 regiões não houve mudança em relação à prévia da 15ª semana do modelo, que foi divulgada na última sexta (confira no mapa acima).
Leite explicou que houve uma redução no número de óbitos na Serra, que baixaram de 39 para 32, o de internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por covid, que foram reduzidos de 82 para 74, bem como a melhora na disponibilidade de leitos de UTI livres, que no final da tarde estavam em 72, ou seja, quase um leito vago para cada leito ocupado por paciente covid em UTI. Uma estabilidade nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) também auxiliou na reconsideração feita pelo Comitê de Crise do Palácio Piratini.
Cinco regiões adotaram e encaminharam um protocolo próprio, que permite a adoção de medidas menos restritivas. As de Canoas, Novo Hamburgo, Taquara e Pelotas tiverem aceito o pedido de estabelecimento de regras mais flexíveis, mesmo estando em bandeira vermelha. Passo Fundo ainda está tendo seu recurso analisado. Para a aplicação de um protocolo menos restritivo é necessário a criação de um Comitê Científico Regional e aprovação de pelo menos 2/3 dos municípios da região covid.

Como ficou a situação no Rio Grande do Sul
Regiões com bandeira laranja

Serra, Bagé, Cachoeira do Sul, Erechim, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santa Maria
Regiões com bandeira vermelha com protocolos menos restritivos
Canoas, Novo Hamburgo, Pelotas e Taquara  
Regiões com bandeira vermelha
Porto Alegre, Capão da Canoa, Guaíba, Palmeira das Missões, Santa Rosa, Santo Ângelo, Cruz Alta, Uruguaiana e Ijuí. Passo Fundo encaminhou protocolo próprio para a adoção de medidas menos restritivas que está em análise pelo governo do Estado 

Imagem do autor
Ramon Cardoso

Posts Relacionados