Farroupilha, RS, Brasil

17.05.2024

Redução de internados em UTI e por covid pode gerar troca de bandeira

03 Ago 2020

Há duas semanas o governador Eduardo Leite sinalizou a possibilidade de uma gestão compartilhada na definição das bandeiras no modelo de distanciamento controlado. Como o gestor estadual não avançou na questão e não respondeu aos pedidos de prefeitos da Região da Uva e do Vinho, os 36 municípios que integram o grupo fizeram decretos mais flexíveis que os da bandeira vermelha, embora mais rigorosos que o da bandeira laranja.
A situação não foi bem vista pelo governo do Estado e o Ministério Público tem entrado contra prefeitos para fazer valer o decreto do Palácio Piratini. Até que não haja um avanço na conversa para uma maior autonomia de regiões e cidades no sistema, a esperança das prefeituras serranas é que a Serra, após três semanas na bandeira vermelha, retorne para a laranja nesta segunda à tarde, quando haverá a definição do mapa definitivo da semana.
Um dado que tem chamado a atenção é a redução do número de internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Serra, que estava próximo dos 230 e, no início da tarde desta segunda, totalizava 204. Na última semana, mais oito leitos de UTI foram incorporados à região, aumentando a capacidade para 274. Ou seja, há 70 leitos vagos neste momento. O número de internados por covid-19 também baixou. Estava próximo de 100 na semana passada e nesta segunda está em 85 (veja quadro acima).

Imagem do autor
Ramon Cardoso

Posts Relacionados