Farroupilha, RS, Brasil

17.05.2024

Serra volta à bandeira laranja após três semanas

03 Ago 2020

A melhora considerável nos indicadores, especialmente na redução de internações em Unidade de Terapia Intensiva, bem como de pacientes de covid em UTI, bem como o aumento do número de leitos, contribuiu para que a Serra voltasse, após três semanas, a ser classificada como bandeira laranja. O recurso, interposto pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) foi novamente formulado pelo Observatório Regional de Saúde, da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Em relação ao modelo prévio, apresentado na última sexta, o número de regiões em bandeira vermelha baixou de 12 para seis. Além da Serra, tiveram recursos acatados também as regiões de Bagé, Capão da Canoa, Pelotas, Santo Ângelo e Santa Rosa, elevando o número de regiões na classificação laranja para 14. Permaneceram na bandeira vermelha as regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Lajeado, Passo Fundo e Taquara (confira no mapa acima a classificação que vale até a próxima segunda).

Modelo compartilhado?
Duas semanas após se manifestar no sentido de realizar uma gestão compartilhada com regiões e municípios, o governador Eduardo Leite voltou a tratar do tema e frisou que terá um encontro virtual com dirigentes de Associações de Municípios e com a Famurs nesta terça, quando a questão deve voltar a ser debatida. A Amesne já se mostrou favorável a uma maior participação, tanto no âmbito regional quanto no municipal, para uma definição das bandeiras.

Imagem do autor
Ramon Cardoso

Posts Relacionados