Farroupilha, RS, Brasil

27.04.2024

Gurias rubro-verdes batem de frente com gremistas, mas levam virada nos minutos finais

05 Nov 2023

Confiança é tudo. E o Brasil Feminino chegou às semifinais motivado para encarar o Grêmio, atual campeão gaúcho, neste domingo à tarde, nas Castanheiras. Claro que o favoritismo era das gurias gremistas, mas as rubro-verdes fizeram muita frente às rivais e venderam caro o resultado, mostrando uma ascensão que ficou ainda mais evidente a partir da 2ª fase do Gauchão.
O maior domínio e controle do jogo foi do Grêmio, mas o Brasil estava bem posicionado e as visitantes não conseguiam criar oportunidades de gol. Quando chegavam, paravam na atuação da goleira Gaby, que lembrou e muito a performance diante das coloradas, na estreia do hexagonal. Aos poucos, as gurias rubro-verdes começaram a ameaçar e foi em uma bela jogada trabalhada que abriram o marcador.
A lateral esquerda Yasmin tabelou com a meia Cynthia e lançou a centroavante Kim no campo de ataque. Ela dividiu com a zaga, ganhou no corpo e fez um lançamento com ‘nojo’ para Isa, no meio da defesa gremista. A atacante rubro-verde chegou antes e deu um leve toque de cobertura na goleira Vivi, aos 41 minutos, para marcar um golaço que fez explodir em festa as Castanheiras, que recebeu um bom púbico, não só de torcedores rubro-verdes como de gremistas também.
Quando a etapa inicial se encaminhava para o fim, a lateral Paola fez uma jogadaça e serviu a atacante Raquel, que limpou a marcação e chutou. A zagueira Laira salvou em cima da linha, mas Dani Barão aproveitou o rebote para marcar o gol de empate aos 47 minutos, dando números finais à etapa inicial. Na volta do intervalo, o Grêmio partiu em busca da virada e obrigou o Brasil a sustentar a igualdade e tentar uma nova investida em um contra-ataque.
O técnico Léo promoveu três trocas aos 11 minutos. A meia atacante Marcella entrou no lugar da volante Paola, a centroavante Carol ingressou no posto da colega de função Kim e uma troca de volantes, de Ramires por Laysa. Com mais fôlego, as gurias rubro-verdes seguraram as investidas das gremistas, que ameaçavam em chuveirinhos para a área, quase sempre cortados pela dupla de zaga Kattu e Laira, que teve uma grande atuação.
Aos 22 minutos, a meia Giovana Piton entrou no lugar de Isa, exausta e que também teve uma performance de destaque. Seguro na defesa, o Brasil formava um ferrolho praticamente intransponível e quando o placar parecia que ficaria na igualdade, as gurias gremistas chegaram à virada em um lance meio acidental. A atacante Karla Alves errou o chute e a bola sobrou livre para Raquel Fernandes. A atacante finalizou com perfeição, tirando do alcance de Gaby e marcou o 2 a 1 aos 41 minutos. Léo ainda sacou Cynthia, lesionada, e colocou a atacante Neris. A última chance foi com a centroavante Carol, mas a finalização saiu por cima.
Fim de papo e vitória gremista de virada por 2 a 1, porém, vendida muito caro. As gurias rubro-verdes fizeram um grande duelo e deixaram o gramado das Castanheiras merecidamente aplaudidas pelos torcedores e aos gritos de “time de guerreiras” (foto acima, de Ramon Cardoso/Jornal Informante). Agora, a equipe farroupilhense decide a vaga na final no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, no próximo domingo. Precisa de uma vitória por dois gols para avançar. Por um, leva a definição para os pênaltis. Para as gremistas, basta um empate para chegarem à decisão do estadual em busca do bicampeonato.
Internacional goleia o Juventude na outra semifinal
Na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, aconteceu a outra semifinal do Gauchão Feminino. O Juventude recebeu o Internacional e acabou sendo goleado. Soll, em duas oportunidades, Letícia Monteiro e Pati marcaram para as gurias coloradas e Caty descontou para as jaconeiras, que ficaram em situação difícil, já que precisam de uma vitória por quatro gols para avançarem à final ou de três para levaram para os pênaltis. As coloradas podem até perder por dois gols no próximo domingo, no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre, para irem à decisão.

Imagem do autor
Ramon Cardoso

Posts Relacionados